quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Absolutamente Mães!

Sabem aquele livro da Ana Bola, o "Absolutamente Tias"?! Já tem alguns anos, doze, para ser mais precisa. O livro descreve os vários tipos de Tias que há, "A Tia Sempre em Festa", "A Tia Tio", "A Tia Hippy/Chic", etc. Com as mães pode-se fazer mais ou menos a mesma coisa, querem ver?

Mãe Sabe Tudo - É aquela mãe que ao final de uma semana de maternidade acha que já sabe tudo e melhor que ninguém. Passa a vida a mandar palpites e a mostrar a forma como os seu métodos são os mais correctos (não há forma de não o serem, ela leu todos os livros e está a fazer tudo como manda o figurino). Só vai a eventos que incluam crianças e as amigas só o são porque têm filhos, as outras (as que não têm filhos) não compreendem o que é ser mãe, como tal não têm qualquer interesse. Faz parte de todas as comunidades de mães, lê assiduamente todos os blogues que falem de crianças. Os filhos são sempre os melhores, mesmo que fiquem em segundo último lugar.

Mãe Cabeça no Ar - Esta mãe tem o coração na terra e a cabeça no ar, já desde a gravidez que é assim. Só faz a mala da maternidade quando as águas rebentam. Dá conta que não há fraldas de madrugada, deixa queimar a sopa, troca a hora dos antibióticos e precisa post-its pela casa toda para não se esquecer das coisas. Apesar de andar com a cabeça nas nuvens, é uma mãe carinhosa, brincalhona e presente... quando não se esquece dos filhos em casa dos avós. Os filhos das mães cabeça no ar, desde cedo que sabem que, se precisarem de alguma coisa realmente importante, o melhor é falarem com a avó. 

Mãe Descontraída - É aquela mãe que lê os livros só para se certificar que não vai fazer nada daquilo, antes de lhe oferecerem nunca viu ou sabia da existencia do esterilizador, passa a chucha pela camisa quando esta cai ao chão e a água da torneira serve perfeitamente. Regem-se pelo lema "no tempo da minha mãe não havia nada disto e sobrevivemos". Não tem problemas em deixar o bebé com quem se oferecer para ficar com ele. É a mãe que está na praia a sorrir enquanto os miúdos comem areia. O número do pediatra só é usado quando a febre não baixa há uma semana. Quando os filhos crescem, a mãe descontraída deixa-os fazer coisas que as outras mães nem sonham em deixar fazer, como subir às árvores, brincar na rua, ser independentes. Estas mães são vistas como irresponsáveis e ao mesmo tempo, um exemplo a seguir.

Mãe Fashion - O sonho desta mãe é ser a Angelina Jolie ou a Victoria Beckam, cujas aparições são sempre aproveitadas para lançar as novas tendências em acessórios para mães e crianças e sempre dignas da capa de qualquer uma revista de moda. Nunca deixa nada ao acaso, tudo é de uma determinada marca trendy ou de algum designer XPTO. As fotografias publicadas parecem sempre tiradas numa sessão fotográfica, o quarto, mesmo quando não o é, parece decorado por um qualquer designer de interiores de renome. Ao lado de uma mãe fashion, qualquer uma das outras que ache que está um máximo, é remetida para a sua insignificância, por isso nos dias em que a auto-estima está em baixo, o melhor é evitar as mães fashion.

Mãe Hipocondríaca - É o pesadelo de todos os pediatras. Já mesmo o obstetra teve pesadelos com esta mãe. É aquela mãe que, tudo o que lê, sente e não deixa de lado nenhum sintoma, quando a criança nasce, isto passa para ela também. É aquela mãe que está numa busca constante de informações sobre doenças, vírus, epidemias... A criança tem sempre, no mínimo, três camadas de roupa e ao primeiro espirro ou sinal de febre, é embrulhada numa manta. As visitas são sempre bem-vindas, a menos que tenham alguma narina entupida ou tenham espirrado nas ultimas 24h. Ao chegarem, não se podem esquecer de lavar as mãos e se possível descalçar os sapatos (por causas dos germes e afins que habitam para lá da porta da casa da mãe hipocondríaca) Ainda antes do nascimento, têm toda uma panóplia de esterilizadores, purificadores de ar e toalhitas desinfectantes e já têm pesadelos com a creche. 

Mãe Hippie - Totalmente Zen, não questiona o tipo de parto, porque é natural, se possível dentro de água. Por ela amamenta até à idade de irem para a escola (primária). A roupa é sempre de algum primo, irmão mais velho ou filho de uma amiga. Não são adeptas à vacinação, televisão ou a qualquer inovação. Optam por uma alimentação vegetariana ou macrobiótica e se possível, de agricultura biológica e sustentável. Por elas, os filhos, nunca saberão o que é fast-food ou alimentos processados. 
Andam com os filhos em slings, frequentam aulas de baby yoga e dão preferência a actividades ao ar livre.

Mãe(ria) vai-com-as-outras - Extremamente insegura está sempre à procura de conselho e de aprovação alheia. Basicamente é aquela mãe que só faz as coisas porque a mãe de Fulano, Sicrano ou Beltrano fez! Raramente segue o seu instinto e é altamente influenciável pela Mãe Sabe-Tudo, pela própria mãe e pela sogra. Vive numa constante comparação dos seus filhos com os filhos dos outros para se certificar que está a fazer tudo como manda o figurino. Mesmo vendo o filho saudável e bem-disposto, esta mãe questiona-se todos os dias se será uma boa mãe e se o filho é uma criança feliz.












3 comentários: