terça-feira, 13 de outubro de 2015

Trabalho ou fraude?

Na sexta ligaram-me da B Strategic, para marcar uma entrevista. Ficou combinado uma entrevista para segunda-feira (ontem) às 17h30m, se eu conseguisse chegar mais cedo, óptimo. A menina que me ligou foi super simpática e ontem voltou a ligar para confirmar a entrevista, aproveitei para perguntar para o que era, visto que no contacto de sexta não tinha percebido, ao qual a menina me respondeu que tinham várias vagas em várias areas (incluindo a minha) e que o meu curriculum tinha sido indicado por uma pessoa (não sei quem) e que a entrevista iria servir também para o gerente perceber em que eu me enquadrava.
Cheguei ainda não eram 17h, cerca de 8 pessoas numa sala, televisão num qualquer canal de música e com o som super alto. Só fui chamada já passava das 18h. As entrevistas eram aos pares, as informações sobre o trabalho em si eram vagas, muito entusiasmo, discurso bem feito e com muitos iscos e rasteiras. Para dar credibilidade à coisa, até falaram das marcas com quem supostamente trabalham (endesa, gold energy, AMI, Benfica...). Caso fosse selecionada, amanhã (hoje, terça-feira), iria passar o dia com eles. Não sei se fui ou não selecionada, fiquei sem bateria no telemóvel e quando já tinha bateria, nem me preocupei. 
Bom, antes que perguntem, eu procurei informações, até porque estava muito desconfiada, mas não encontrei nada, só o facebook, também é verdade que não fiz uma pesquisa muito profunda, mas pronto.
Enquanto lá estava o H. fez uma pesquisa mais profunda e encontrou isto e pelo que li nas centenas de comentários, está empresa tem várias empresas e várias vagas em diversas áreas, vendas, relações publicas, marketing, etc., mas no final é sempre o mesmo, vendas agressivas porta à porta. 


Nao me recordo dos nomes, mas creio que quem me entrevistou se chama Rafaela, e um dos outros gerentes, dono, w/e, é um senhor de bigode (ambos estão na página de facebook). A entrevista foi na Av. Duque de Loulé, nº72, 4º andar, Lisboa. 


3 comentários:

  1. Muito obrigada, realmente hoje iria a uma segunda entrevista mas como estava receosa vim fazer uma pesquisa na net. Confirmei as minhas suspeitas!

    ResponderEliminar
  2. Fui seleccionada para uma 2a entrevista também, esperei pela formadora e ela leva-me a mim e à outra rapariga que estava a competir comigo para a mesma vaga para fora do escritório, põe-se a falar da vida dela e a fazer-me perguntas da minha vida e à outra rapariga também, muito simpática de início. Depois perguntamos onde vamos e ela diz "logo vêm", entramos num autocarro, sem ela dizer que íamos andar de autocarro e volto a perguntar "vamos onde?", e ela "já vos explico", punha-se a fazer perguntas e dizia para escrevermos num caderno o que entendíamos por marketing e tipos de marketing bla bla....no autocarro a escrever notas? que raio de entrevista? Vamos a um café, aí ela faz mais perguntas e dá respostas, com um ar muito mandão..."quero 10 defeitos e 10 qualidades vossas aí escritas, rápido", etc já não tinha muita paciência para a gaja, que também ambicionava ser gerente, acho que as pessoas sofrem uma lavagem cerebral de que ah e tal todos podemos ser gerentes só para os manter motivados...não é possível claro, progressão na carreira ok mas duvido muito que todos cheguem a gerentes e expandam empresas destas que uma pessoa nem sabe o que aquilo é. Vamos segui-la mais outra rapriga que tinha começado a trabalhar, ela toca a várias campainhas e diz "é do gás abra se faz favor", e aí só aí é que percebi mesmo que era vendas de porta a porta! Não fazia ideia. Tanto secretismo em relação a isso porquê?podiam logo ter dito na 1a entrevista como me aconteceu com outras empresas que queriam alguém para porta a porta e disseram-me logo isso na 1a entrevista! Enfim lá subiam as escadas e eram o mais simpático comercial possível, falavam de uma tarifa a mais cobrada na factura da luz (como se a factura da luz não fosse só taxas que não deviam ser cobradas...) a tarifa de termo fixo ou wtv e pronto a golden energy dava para tirar essa taxa e só precisavam de "dois autógrafos" nos papeis e estava andar de mota, achei tudo muito rápido e não percebi bem o que se passou, mas foram mais as pessoas de idade que aderiram a isso porque como elas se queixavam tinham uma reforma baixinha e assim poupavam alguns euritos por mês. Depois a pesquisar na net encontrei várias queixas em relação à Golden Energy, http://goldencontent.deco.proteste.pt/reclamar/reclamacoes-publicas/reclamacoes-publicas?referenceid=CPTPT00040786-46.
    Discurso igual, a tarifa do termo fixo que ia ser retirada, pedir para ver a factura, etc, etc. Entretanto faziam-se de interessadas na vida pessoal das pessoas com sorrisos de plástico no momento antes de se assinar o que foi assinado (1 contracto?), para dispersar o assunto?distrair? marketing estratégico? LOL!
    E fiquei sem perceber...ia trabalhar para a Bstartegic e o cliente é a Golden Energy? enfim...não vi ninguém a ler os papéis foi tudo muito rápido e quando algum morador dizia que não queria nada daquilo a rapariga que ao longo do dia se foi mostrando cada vez mais antipática disse "você é que sabe...se tem para gastar que gaste!". Portanto deu-me a entender que não querem logo dizer aos possíveis candidatos que é porta a porta, achei demasiado agressivo e não gosto de incomodar as pessoas na privacidade do seu lar e não acredito que ninguém dê nada a ninguém, por isso não quis ficar e também não me quiseram. Mas fica a dica para quem for contactado pela B strategic o mais provável é ser vendas porta a porta...também achei muito estranho não haver muitas informações na net mas enfim. Não entendo porque não foram logo transparentes na 1a entrevista, se eu soubesse que era porta a porta não teria o menor interesse desde início e poupavam-me tempo a mim e a eles!

    ResponderEliminar
  3. Se eles falassem que fosse porta a porta, ninguem ia na entrevista. Mas acho muito falta de respeito o que eles fazem. Eu tambem cai na armadilha em Setembro do ano passado. Quando fiquei a saber que era porta a porta disse que nao estava interessado, mas tal e qual como o usuário acima referiu, só fiquei a saber no dia da 2ª entrevista. A precaridade nos jovens é grande e claro, muitos de nós queremos trabalhar e empresas fraudulentas como a B Strategic aproveitam-se disso. Recebem os nossos curriculos através de parcerias com outros websites (OLX e afins), não os lê sequer, é tudo carne para canhão porque alguem vai estar mais frágil (diga-se na merda ou penuria e precisa de trabalho urgente e acaba por ficar), mas trabalhar 6 dias por semana 10 horas por dia não é para mim, isso nao é trabalho é escravatura e o ordenado era a comissão 300-400 euros mês e as deslocações ficavam a meu encargo, e nada de subsidios pois nem havia contracto. Por outras pelavras escravatura em pleno século XXI

    ResponderEliminar